quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Determinação e Constância para Vencer

Tantas são as oportunidades que Deus nos dá de fazer algo diferente, de desenvolver os nossos talentos, de despertar aquele “gigante” que está adormecido dentro de nós, porém parece que somos inclinados, tendentes a acreditar mais nas possibilidades de fracassar, a ser bem sucedido naquilo que almejamos e queremos ver realizado. Talvez tenhamos que tirar os olhos das dificuldades que certamente virão na caminhada para se concluir algo que para nós é tão importante, do preço que teremos que pagar, se quisermos ver aquilo que um dia foi idealizado sendo realizado; realização esta, que só acontecerá com o cumprimento de todas as etapas daquilo que planejamos para a nossa vida; voltando assim os olhos para o resultado, pois se este gera em nós uma satisfação emocional, a alegria de saber que valerá a pena lutar pelos nossos ideais, quando estes não contrariam a vontade de Deus, que é revelada a nós através de sua palavra.


Certamente que a constância em nossa vida depende unicamente de nós querermos e perseverarmos, pois o espírito que habita em nós nos torna mais que vencedores; entretanto, aquilo que cabe a nós, Deus não irá fazer, pois já somos a todo instante inspirado por Ele. Por isso o Senhor Jesus nos alertou que “no mundo teríamos aflição, mas que tivéssemos bom ânimo” para enfrentá-lo, para vencermos nossas fraquezas, nossas inconstâncias, nossos desânimos, assim como Ele venceu o mundo. Portanto, muito mais frustrante que concluirmos algo em nossa vida, e depois descobrir que não valeu a pena, é “nunca ter tentado nada e achar que tivemos êxito”.


Isto me faz acreditar que vencer a inconstância é tomar uma atitude de vencedor, como fez o Senhor Jesus, é saber de onde você partiu e aonde você que chegar.


Uma frase que conheci no quartel e, que, muito me inspirou e me inspira até hoje diz o seguinte: “ os fracos nunca tentaram, os covardes ficaram pelo caminho, e só os fortes conseguiram.” E assim é no nosso dia-a-dia, as coisas para acontecerem dependem muito mais de nossas atitudes e vontade de realizar, do que dos nossos sonhos. Que sejamos fortes o suficiente, e constantes no cumprimento dos nossos projetos e sonhos; mas, sobretudo constantes no amor de Cristo e no cumprimento do propósito que Deus atribuiu a cada um de nós, para que sua perfeita e agradável vontade se cumpram em nós e através de nós, para o engrandecimento do Seu reino e glória do Seu nome.


Torre forte é o nome do Senhor; para ela correrá o justo e estará em alto retiro. Provérbios 18:10


Escrito por Jorge A. de S. Monteiro

Nenhum comentário: